Em busca da Felicidade ou de conforto?


Seguidamente ouço o seguinte argumento para as decisões de muitas pessoas: "Estou em busca da minha felicidade". Será? Será que essa busca é mesmo por felicidade, ou é só por conforto? Ou para ser mais preciso, será que não é só para criar e manter a famosa "zona de conforto"?

Esse texto não é uma crítica, mas um alerta, pois temo que muitas vezes os dois conceitos sejam confundidos.

Frequentemente para sermos felizes necessitamos de muito pouco, muitas vezes de quase nada. Entendam, nós somos (ou não somos) felizes, não "possuímos" felicidade, pois não é um bem que possa ser adquirido. Portanto não adquirimos felicidade, mas somos ou não somos felizes com o que já temos.

Obviamente não estou dizendo que o homem não deva batalhar por prosperidade, esta faz parte de seu caminho natural, é assim que humanidade evolui. A ambição é aliada do ser humano, não inimiga, ao contrário da ganancia.

Porém noto seguidamente argumentos para posturas irresponsáveis alegando a tal "busca da felicidade", quando na verdade não passa de "manutenção do comodismo", ou "busca por mais conforto", comodidade.

Se a pessoa que está ao meu lado está com dificuldades, ou necessita agora de alguma necessidade especial (caso tenha sofrido um acidente ou tenha sido vitima de alguma sequela de enfermidade), então tenho que deixa-la, pois do contrário como serei feliz? Será um peso, irá "empatar" minha vida.

Não vejo mais ninguém se sacrificando outro alguém... aliás, vejo, mas é uma absoluta minoria. Talvez poucos percebam, mas é possível encontrar muita felicidade no sacrifício pessoal em prol de outro, ou em prol de uma causa.

Aliás, eu diria que é muito mais fácil encontrar a felicidade no ato de "ser útil" do que no de "manter-se confortável", pois enquanto o primeiro ato é uma atitude nobre, que irá nos enriquecer como ser humano, nos beneficiando com frutos que nem sequer imaginamos, o segundo ato é covarde, é uma espécie de esquiva para as vicissitudes da vida, sendo que são estas que nos fazem evoluir.

Cada um é livre para escolher o caminho que melhor lhe convém em vida, eu só gostaria que todos estivessem cientes do que é realmente a busca da felicidade e o que é somente conforto, medo, covardia, comodismo, etc. Isto para que possam tomar as decisões corretas direcionando os acontecimentos para o que realmente almejam.

CAMOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As tempestades solares já estão nos afetando